domingo, 9 de maio de 2010

E por falar em Dia das Mães...



Nós não podemos esquecer de celebrar a mãe de todos os dragões e serpentes: TIAMAT.

Feliz Dia das Mães, grande Deusa!!!

Daenerys - A mãe dos dragões


Galera, para quem curte os contos de George R. R. Martin, já foi lançado o e-book "Daenerys, A Mãe dos Dragões", cuja personagem é retratada em A Guerra dos tronos. Daenerys é a última descendente da dinastia Targaryen, e a sua pouca idade (13 anos) será posta a prova, fazendo-a experimentar as agruras da fuga, da carência, das tentativas de assassinato e do casamento forçado.

A sinopse do livro retrata o seguinte:



"A história começa na noite em que Daenerys (Dani)
vai ser apresentada ao seu futuro marido, Drogo.
O seu irmão ofereceu-a em casamento em troca de
um exército de homens. Dany e o seu irmão são
os últimos descendentes de uma longa linhagem de reis,
que são sangue do Dragão e herdeiros de um trono
que perderam ainda antes de Dany nascer.
O maior desejo do irmão é reconquistar o "seu" trono
e torna-se impaciente, pois o pagamento do seu acordo,
demora em ser cumprido. No limite da paciência, e
vendo que a irmã já não o teme ou lhe obedece,
por se sentir protegida por um marido carinhoso,
decide infringir a lei da cidade Vaes Dothrak,
desembainhando uma espada e como consequência morrendo.
Mais tarde, após uma batalha, Drogo é ferido e
a ferida infecta derrubando Drogo para a morte.
Numa tentativa desesperada de salvar o marido,
Dani pede a uma curandeira que o salve através da magia.
Mas, apesar de ele sobreviver fica num estado catatónico.
Dani perde o filho que trazia no ventre e o povo de
Drogo abandona-a com a excepção de alguns.
Sem esperança no futuro, Dani avança para o fogo da
pilha funerária do seu marido com os seus 3 ovos de dragão.
Em vez de morrer queimada sobrevive e
dos ovos nascem 3 dragões"¹.




FONTE:
1.http://lerreflectir.blogspot.com/2009/11/resumo-historia-comeca-na-noite-em-que.html

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Smaug, O terror dos anões




Atendendo a pedidos, o dragão da vez é o Smaug, aquele dragão secular de cor rubra dourada, com longas e enormes asas de morcego e escamas de ferro que foi devidamente mencionado no conto de J.R.R. Tolkien, The Hobbit, depois transformado em filme para a indústria cinematográfica.

Segundo consta, Smaug era o último dos dragões da Terra Média, onde habitava uma afastada região montanhosa chamada Montanhas Grises, sendo considerado como destemido e cruel por derrotar inúmeras vezes os anões da Montanha Solitária, conquistando o tesouro desse povo e os expulsando da Cidade do Vale. Tornou-se o verdadeiro terror e inimigo nº 1 dos anões.

Na trama do conto, Smaug se tornou um obstáculo para o aventureiro Bilbo que buscava recuperar o tesouro de Thorin Escudo de Carballo, o herdeiro do seu bisavô - Thor, o Rei Baixo da Montanha. Durante, a aventura, Bilbo conseguiu o apoio do anões e do atual rei do Vale (Bardo), que o ajudaram a derrotar Smaug.

Smaug foi morto com uma lança negra que lhe foi cravada em seu ventre, a sua parte mais frágil, recoberta por pedras preciosas e ouro.

domingo, 2 de maio de 2010

Centro Cultural Dragão do Mar



O Centro Cultural Dragão do Mar é um dos importantes e mais modernos pontos turísticos do Ceará, localizado em sua capital Fortaleza, no bairro mais charmoso e boêmio chamado Praia de Iracema. Neste centro cultural, além de acontecer exposições, eventos e shows culturias de artísticas locais, nacionais e internacionais (renomados escritores, cantores, designers e artistas plásticos), ainda contém observatório, biblioteca, anfeteatro, praças, salas de cinema e áreas de lazer contendo ótimos bares e restaurantes, sendo um ponto de encontro para os jovens cearenses e suas diferentes tribos e turistas em geral.

Quem tiver a oportunidade de vir a Fortaleza nas férias ou em outra ocasião não perca essa dica turística e cultural. Vale a pena conhecer...

sábado, 1 de maio de 2010

O Dragão do Mar, Personagem Histórico




Historicamente, em 1852, o Estado do Ceará foi o primeiro Estado da Federação Brasileira a abolir a escravatura, pois os poucos escravos que vieram trazidos para cá, não foram inseridos no mercado econômico cearense. Nesta época a economia local estava baseada unicamente em torno da pecuária extensiva. Por isso, pelo não estímulo a escravidão e ter abolido todos os seus escravos precocemente, o Ceará recebeu como título a "Terra da Luz", sendo parte do slogan turístico que faz propaganda do estado: Ceará, Terra do Sol, Terra da Luz.

Neste contexto abolucionista, surgiu um personagem histórico bastante importante e controverso nesta época, o "Dragão do Mar". Diante da sua bravura, força e honra (carcterísticas dragônicas), o negro aforriado Francisco José do Nascimento lutou contra a escravidão ativamente, não apenas em manifestações de protesto, como também, heroicamente, salvando um grupo de 38 escravos perseguidos no Centro da Cidade de Fortaleza de serem queimados vivos numa perseguição, no interior de um prédio público abandonado.

Além desse salvamento, o heróico Dragão do Mar também encabeçou uma campanhia abolucionista apoiada pela população local. Tal personalidade é bastante festejada na cultura cearense, tendo monumentos e centros e pontos culturais com o seu nome, em sua homenagem.



Fonte:

ARAGÃO, Raimundo Batista. História do Ceará. 5ª ed. Fortaleza: IOCE, 1985. p. 225.