sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Sistema de Linguagem Dracônica



O sistema de linguagem (fala, leitura e escrita) em Faerûn é regido por diferentes alfabetos (Thorass¹, Espruar², Dethek³, Dracônico4, Celestial5 e Infernal6) e idiomas (vivos, em plena atividade, e mortos, raros e extintos). No que diz respeito à linguagem dos dragões, ela pode ser considerada como bela e intrigante, diferenciando-se da nossa linguagem.

Porém, isso não impede de que nós tenhamos a capacidade de transcrevê-la ou adaptá-la de acordo com a nossa compreensão, sobretudo no decorrer do século a humanidade vem estabelecendo vínculos culturais e mágicos com os dragões.

Alguns idiomas dragônicos foram extintos, tais como: Aragarkh, idioma bastante antigo; Loross, idioma utilizado pelos nobres de Nethereses; e Netherese, idioma que antecedeu o Halruaan. Já os que se encontram em atividade são: Chultian, Halruaan, Lantonese, Nexalan e Shou.




____________________

1. Thorass - Alfabeto humano;

2. Espruar - Alfabeto élfico;

3. Dethek - Alfabeto dos anões;

4. Dracônico - Alfabeto dos dragões;

5. Celestial - Alfabeto dos povos bondosos que habitam outros planos;

6. Infernal - Alfabeto dos seres extra-planares de natureza absissal.



Fonte:

Dungeous & Dragons: Forgotten Realms. SP: Devir, 2002. p. 86.

12 comentários:

  1. Boa noite estou a procura da tradução do alfabeto dos dragões e desejo saber se vc tem?
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Opa, Hedlaine, boa noite!!! Infelizmente, eu não tenho e existe muitas especulações em torno do alfabeto dracônico. Os livros que eu tive acesso, apenas fazem o registro e não se aprofundaram no assunto.

    Mas, quando eu tiver novidades sobre, eu posto aqui. Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. tem como passar mas informações sobre a escrita draconica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cipher.ml é um transcritor de idiomas de mundos fantásticos, entre ele temos o dracônico

      Excluir
  4. Troll, a literatura que trata sobre essa linguagem, pelo menos aquelas que eu pude constatar, sempre são muitos restritas e não se aprofundam. Agora, sabe-se ou suponha-se que existe algumas fontes muito antigas que não foram traduzidas.

    A medida que eu for obtendo alguma informação sobre, eu vou postando. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. procure o livro Dancing with Dragons da D.J. Conway

    nesse livro tem o alfabeto draconico

    ResponderExcluir
  6. voce tem para postar no seu blog a tradução do alfabeto imfernal.

    ResponderExcluir
  7. pow estou querendo alguns livros sobrs os drogões cvs podem me ajudar qualquer assunto relacionados a eles eu tacito!!!

    ResponderExcluir
  8. os alfabetos extintos ninguem sabe a traduçao?

    ResponderExcluir