skip to main |
skip to sidebar
Galera, só um lembrete: "Como treinar o seu dragão" já estreiou nos cinemas brasileiros, desde sexta-feira (23/03)!!! Não percam!!!
Segundo os críticos, o filme é bem divertido, apresentando cenas emocionantes, como também, muito bem feito. O seu ponto forte é a inusitada relação proibida entre Soluço, o garoto vicking, e o seu dragão de estimação.
Cogita-se a possibilidade deste filme bater em bilheteria e gosto do público em relação ao Shrek, por se tratar do mesmo diretor e produtor. Mas, é algo ainda muito precoce para se prever. Então, bom filme!!!
Em se tratando dos ovos de dragões, cada ovo produzido no ventre da dragonesa varia de acordo com o tamanho, a cor e a característica do dragão fêmea que o produz. As suas formas são geralmente ovais e alongados, apresentando uma casca resistente, dura e pedregosa.
O dragão macho também ajuda a fêmea na hora de chocar os ovos, onde a incubação deles podem durar entre 420 a 720 dias, dependendo da espécie do dragão, e precisam de condições ambientais adequadas para isso, podendo ser em temperaturas quentes ou frias.
Segundo o Livro dos Dragões, estima-se que a ninhada de um dragão aconteça de 2 a 5 ovos, pelo menos, 1 vez ao ano, podendo ser chocado em qualquer estação do ano.
Tanto os dragões machos quanto as fêmeas são bastante férteis, podendo acasalar e fertilizar os seus ovos em idades avançadas. São pais cuidadosos e presentes, protegendo a sua ninhada contra invasores e curiosos. Embora os seus ovos sejam bem resistentes, eles são postos em ninhos bem escondidos para não serem roubados por oportunistas.
Fonte:
WYATT, James. Dragonomicon, O Livro dos Dragões. Coleção Dungeons e Dragons. Ed. Devir, 2007.
Enciclopedicamente, a pedra filosofal nada mais é do que: "uma coisa de descobrir ou realizar" ou um "elixir". Seja na sua versão mais simplista, coisificada, ou mágica, pode-se deduzir que há um mistério a ser desvendado. Porém, para os alquimistas, tal elemento misterioso e as suas propriedades químicas, poderiam aproximar os homens de Deus, transmutando qualquer metal em ouro ou a obtenção do elixir da longa vida para manter a juventude e retardar os efeitos do envelhecimento. Nesse sentido, a pedra filosofal é considerada como a "Opus Magma", A Grande Obra.
A busca da transmutação vai além das transformação química das coisas e dos objetos, atingindo o patamar de uma transformação espiritual, onde os alquimistas podiam transformar a si próprios num estado espiritual superior. Porém, esse propósito maior, espiritual, foi ocultado durante muitos séculos, principalmente na Idade Média, pois se os alquimistas fossem descobertos com essas intenções mágicas poderiam ser considerados como bruxos, hereges e satânicos, sendo queimados nas fogueiras santas, as fogueiras da Inquisição.
Embora no Livro dos Dragões, "Dragonomicon", não associe o caráter alquímico aos ovos de dragões, nem o defina como sendo a pedra filosofal, paira no imaginário de alguns que os ovos de dragões não chocados são a própria tangibilidade da existência da pedra filosofal graças a magia dragônica - já que a energia mágica em sua essência tem a capacidade de transformar, de transmutar. Se o ovo de dragão é a pedra filosofal ainda é uma teoria não comprovada e meramente expeculativa.
Porém, no universo da alquimia, os dragões podem ofertar os seguintes elementos nobres: do ar, o mercúrio; da água, o sal harmônico; do fogo, o enxofre; da terra, o chumbo; e do seu sangue, um ácido corrosivo e poderoso.
Fontes:
WYATT, James. Dragonomicon, O Livro dos Dragões. Coleção Dungeons e Dragons. Ed. Devir, 2007.
Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. 11ª ed. 1971.
WWW.pt.wikipedia.org
Por acaso, quem assistiu AVATAR?!!! Aqueles "répteis alados e gigantes", domesticados pelos humanóides, te lembraram alguma coisa?!!! Para mim sim. James Cameron, no mínimo, se inspirou em répteis alados da pré-história (para alguns cientistas, os primeiros ancestrais dos dragões), como também em dragões, com exceção da caraterística da pirofagia, para idealizá-los na sua ficção.
O fato é que eles tem uma "pinta" de dragão, isso não podemos negar: alados, asas longas e fortes, caldas longas e finas, corpo e forma de dragão, imponência, coragem, agilidade no voo, ..., enfim, uma série de características físicas e motoras.
Hum... então, hoje é o Dia Internacional da Mulher, então aquele abraço as seguidoras e não seguidoras do Colina por essa data especial - embora, todo dia é dia para contemplá-las e, sobretudo, RESPEITÁ-LAS!!!
Porém, não podemos esquecer da feminilidade e importância das dragonezas que perpetuam o universo dracônico. Como não?!!! Não podemos esquecer delas também, independente da sua hierarquia.
Feliz D.I.M. pra todas vocês!!!