sábado, 5 de junho de 2010

Ela(s) versus Ele(s), Os Dragões




Foi-se o tempo em que as mulheres assumiam a sua condição de princesa medieval ou dos contos de fadas, oprimidas e aprisionadas pelo malvado dragão, esperando frágeis e resignadas pela ação valente e nobre dos seus salvadores - segundo elas mesmas, hoje, pós liberalismo feminino e o seu ingresso maciço no mercado de trabalho, os príncipes estão mais para sapos (CURURUS) do que para grandes heróis. A dinastia do principado está em baixa, em crise. rs...

Talvez por isso, a princesa moderna tenha mudado a sua mentalidade e a sua atitude, estando cada vez mais inteira, obstinada e corajosa para enfrentar os seus próprios dragões e, se precisa de ajuda para enfrentá-los, ela busca um parceiro e não mais um salvador. Não menciono aqui as mulheres tipo "Amélias", mas aquelas mais liberadas, decididas e proativas.


..."Eu não quero ser como a cinderela
Sentada em uma triste cela
esperando que alguem venha e me liberte
eu nao quero ser como alguem que espera
que um belo principe venha e me salve
Oh, não, sobreviverá,
a menos que alguem esteja do meu lado
não quero ser
ninguém
eu prefiro libertar eu mesma..."

(Cheetah Girls - Cinderella)






Não saberia dizer ao certo se estas novas princesas tenham se tornado heroínas ou guerreiras, como se fossem a "Mulher-Maravilha", mas, hoje elas estão mais independentes e seguras pra enfrentarem os seus próprios dragões - isso, certamente, que sim. As Cinderelas de outroras estão se tornando Super-mulheres, Mulheres Maravilhosas, mesmo alimentando os mesmos sonhos afetivos.


... "Eu posso enfrentar meus próprios dragões
Eu posso sonhar meus próprios sonhos
Meu cavaleiro sou eu
Então eu irei me libertar..."

(Cheetah Girls - Cinderella)

Nenhum comentário:

Postar um comentário