domingo, 31 de janeiro de 2010

The Dragonfly, A libelula




Quem diria que "dragonfly" é nada mais, nada menos, do que a nossa conhecida libelula. Tal inseto pertence à ordem dos "Odonatas", uma subespécie dos da família dos "Epiprocta"Anisozygoptera - animais invertebrados oriundo de larvas, que apresentam como características uma capacidade ocular multifacetada, dois pares de asas fortes e transparentes e corpo fino e alongado. Geralmente, se alimentam de pequenos insetos como moscas, formigas e borboletas. Seu habitat natural é regiões aquáticas e sua natalidade pode alcançar até 6 meses de vida.

Então, porque o termo "dragon" em sua nomeclatura?!!! Simples, por simbolizar em algumas culturas, sobretudo as européias, o seu lado mais sinistro, obscuro, sempre associado aos demônios. Tudo o que é funesto e maligno sobre essa perspectiva tem uma conotação de dragão. Argumento que já discutimos nos postes anteriores, quando querem depreciar a imagem dragônica, como também, satanizá-la.

Porém, na cultura oriental, sobretudo baseada na sabedoria japonesa, a libelula ou "tonbogiri" é sinal de sucesso, vitoria, força e felicidade, um símbolo sagrado dos samurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário