sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dragão, Um personagem assíduo do carnaval



Inegavelmente, não é desde hoje, mas desde os antigos carnavais, que os cordões, blocos e agremiações carnavalescas, ao exemplo das escolas de samba, vem utilizando em seus sambas-enredos e alegorias as figuras dragônicas para abrilhantar e compor o seu carnaval. Seja em forma de serpentes aquáticas, apavorando os destemidos navegadores que se lançavam ao mar e precisavam enfrentar os perigos e os mistérios dos oceanos, ou como criaturas obscuras que habitavam o subsolo e/ou cavernas, raptando as mocinhas indefesas que deveriam ser salvas pelos nobres e corajosos cavaleiros.

Nesse sentido, respaldado pelo olhar católico, é muito comum retratar o dragão como um personagem funesto e perigoso, sempre baseado na cena bíblica de São Miguel Arcanjo e seu exército angelical combatendo a bestafera e expulsando-a do paraíso, como também as suas variações como São Jorge matando o dragão e Ogum e a sua espada.

No carnaval do ano passado (2009), por exemplo, a escola de samba Imperador do Ipiranga, em seu enredo "A fé em São Jorge Guerreiro contra os dragões da maldade", associou os dragões às mazelas sociais. Ontem (2010), a escola de samba Vila Maria trouxe em seu carro abre-alas a cena clássica de São Jorge, combatendo o dragão, onde a sua espada representava a presença do ferro (tema do seu enredo) como arma bélica.

Assim sendo, não seria diferente, mesmo no carnaval que tal personagem seja ainda associado aos males do mundo, representando-o como o mensageiro do inferno, totalmente "from hell". Apesar dessa conotação negativista e as suas deturpações, o dragão ainda é um personagem assíduo em nosso carnaval, não sendo jamais esquecido.

2 comentários:

  1. Oi Dan, gostaria apenas de deixar uma sugestao de post, por favor, fale sobre os "dragoes" que aparecem em jogos, como Neopets, por exemplo.
    Eu sou uma frequentadora assidua do blog mas nao encontrei nenhum post sobre o assunto, falo assim porque jogo neopets desde meus 11 anos de idade.
    É um jogo meio infantil, mas muito legal.
    obrigada

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana!!!

    Verdade, eu havia me esquecido do Neopets!!! Obrigado pela sugestão...
    (Putz, será que eu ainda me lembro do meu wordpass?!!!) rs...

    ResponderExcluir