sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os "Dentes de Dragão", uma estratégia de guerra




Os "Dentes de dragão" ou "Drachenzähne" era uma estratégia alemã de guerra, adotada na II Guerra Mundial, para conter o avanço dos transportes bélicos inimigos, visando atrasar, canalizar e danificar os carros e os tanques. Tal estratégia era um aparato terrestre, tipo uma obra de fortificação anticarro, composta por uma série de elementos piramidais.

Todavia, essa estratégia era pouco eficiente, pois a tropas mais preparadas e melhores equipadas conseguiam ultrapassar os dentes de dragão com facilidade.

Historicamente, os alemães utilizaram essa estratégia frente a "Linha Siegfried" e na "Muralha do Atlântico" (linha defesa presente na fronteira franco-espanhola até à Noruega), combinados com minas exposivas e arames farpados para dificultar o avanço inimigo. A frança também utilizou esse recurso na "Linha Maginot", durante a I Guerra Mundial para proteger o seu território das invasões alemã e italiana.

Após a II Guerra Mundial, outros países europeus como a Suíça e a Iugoslávia também utilizaram os "dentes de dragão" para proteger os seus territórios.

2 comentários:

  1. Legal, não sabia desse aparato bélico.
    Por isso é bom sempre pesquisar sobre essas curiosidades.

    ResponderExcluir
  2. Então, tão me surpreendi com essa curiosidade... descobri assim, por acaso mesmo... rs...

    ResponderExcluir