quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ele foi "despresepiado"




..."Hoje a noite é bela, vamos à capela
Sob a luz da vela, felizes a cantar
Ao soar o sino, sino pequenino
Vem o Deus menino, nos abençoar.

Bate o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu o Deus Menino para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino alegre a cantar
Abençoe o Deus Menino este nosso lar..."

(Jingle Bells - John Pierpont, 1859)


E a noite de Natal está se aproximando e com ela os festejos do nascimento do Menino Jesus. Natal que é Natal, algumas simbologias muito importantes, tais como: Papai Noel ou Saint Klaus, o bom velhinho, árvore de natal e decorações natalinas espalhadas pela casa, troca de presentes, uma deliciosa ceia acompanhada de familiares e amigos (pelo menos, deveria ser assim em cada lar brasileiro e do mundo, mas, infelizmente, não é assim) e o principal: O presépio.

Falando em presépio, é a representação do nascimento do nosso salvador na mangedoura, na madrugada do dia 24/25 de dezembro, cercado de José e Maria (seus pais na Terra), os três magos (seus padrinhos de nascimento regendo-o cada um com uma graça) e muitos animais (vacas, cavalos, jumentos, ovelhas, cabras, galinhas, porcos,coelhos...) representando a natureza criada por Deus.

E por falar em presépio e em animais, onde está Wally?!!! Oops, onde está o dragão?!!!

Naturalmente, que a figura dragônica não estaria representada no presépio e, muito menos, associada à esta data cristã, pois, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, ele já tinha sido banido dos céus, reduzido a categoria inferior e considerado como uma criatura inimiga e bestial.

"Presepiado" ou não, santificado ou não, pelo menos aqui, neste Natal (2009), os dragões não serão esquecidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário