sábado, 5 de dezembro de 2009

A Fênix e o Dragão





A FÊNIX


"Enquanto canta, a amarga dor da morte
penetra seu íntimo e ela treme como uma
folha. Todos os pássaros e animais são
atraídos por seu canto, que soa agora
como as trombetas do Último Dia; todos
aproximam-se para assistir o espetáculo
de sua morte, e, por seu exemplo, cada
um deles determina-se a deixar o mundo
para trás e resigna-se a morrer. De fato,
nesse dia um grande número de animais
morre com o coração ensanguentado diante
da fênix, por causa da tristeza de que a
veem presa. É um dia extraordinário: alguns
soluçam em simpatia, outros perdem os sen-
tidos, outros ainda morrem ao ouvir seu
lamento apaixonado. Quando lhe resta apenas
um sopro de vida, a fênix bate suas asas e
agita suas plumas, e deste movimento produz-
se um fogo que transforma seu estado. Este
fogo espalha-se rapidamente para folhagens
e madeira, que ardem agradavelmente. Breve,
madeira e pássaro tornam-se brasas vivas, e
então cinzas. Porém, quando a pira foi consu-
mida e a última centelha se extingue, uma
pequena fênix desperta do leito de cinzas."

(Conferência dos Pássaros - 1177)


De acordo com a mitologia grega e egípcia, a Fênix é um pássaro muito forte e que poderia viver até os 500 anos de idade, onde, em seu leito de morte, entrava em estado de autocombustão e, com o passar do tempo, tinha a dadiva de renascer das próprias cinzas. Também considerada como um "pássaro de fogo", a Fênix apresentava penas brilhantes, douradas e com variações avermelhadas, sendo um pouco maior do que uma águia.

Ao ressurgir das cinzas, completando um ciclo de vida anterior, tal pássaro, oferecia as suas cinzas ao Deus Sol, simbolizando a imortalidade e o renascimento espiritual.

Ao prever a sua morte, a própria ave construía a sua pira de canela, sálvia e mirra, uma espécie de leito de morte, o seu ninho mortal, para que ela pudesse queimar e ressurgir das cinzas uma nova ave para repetir a sua própria sina e saga. Para a religião cristã, a Fênix simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, pois ambos ressurgirão da morte.


A FÊNIX E O DRAGÃO






Assim como os dragões, a Fênix também é um ser mitológico e lendário. Embora insista uma necessidade humana de confrontá-los, tornando-os rivais (algo irreal), e definir quem é o mais forte dos dois, pois ambos representam a força, a relação entre eles é bem mais próxima do que podemos imaginar. Existem elos de complementaridade entre eles.

Segundo o Feng Shui, uma tradição taoísta fundamentada no equilíbrio das forças positivas e negativas, entre a vida e a morte, a fênix e o dragão representam o encontro do Yin e do Yang, buscando a preservação da vida e a transformação do espírito.

A Fênix (Yin), também conhecida como "pássaro do vento", representa o espírito e o sopro da vida, completamente regida pelo elemento ar. Já o Dragão (Yang) representa o renascimento e a força criativa (a essência feminina) por se tratar de um ser espiritual e a serpente representa a reprodução, a sexualidade masculina e o princípio da vida.

Nesse sentido, a filosofia chinesa não os colocam na situação de rivais, mais sim de casal, num casamento energético e complementar. Não existe uma posição de "versus", de confronto, mas de "&", de comunhão.



Fonte:

http://pt.wikipedia.org

http://www.taoismo.org.br

5 comentários:

  1. acabo de ganhar um anel cujos simbolos são uma fenix e um dragão, entre ambos á a imagem de um sol como se os separasse, nunca havia visto tais simbolos, más mandaram que eu o use e esse ja é o segundo anel que ganho o outro havia um simbolo que nada mais era que um circulo com uma divisão ao meio idêntica ao do simbolo chines yin e yang, se souber de algo a respeito ficaria grato em saber mais.
    meu email: edio_neto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tbm ganhei um anel parecido, soh q o meu eh aqueles q eh pra os 2 dedos(n sei o nome q se da a esses aneis) de um lado eh um dragão com chifes e seu corpo de serpente fica em volta do anel e no meio tem uma perola branca e no outro lado eh uma fenix e nos seus olhos tem umas pedrinhas negras... Eu achei curioso e realmente lindo...

      Excluir
    2. Eu encontro 2 bolas hoje do dragao e a fenix dao sons lindos fiquei toda contente estava no lixo

      Excluir
  2. gostei pq sempre fui curioso sobre

    ResponderExcluir
  3. Porque tinham que estragar minha infância imaginando o ikki de Fênix e o Shiryu de Dragão dos Cavaleiros do Zodíaco como casais??? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir