quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lúcifer, o Dragão (II): O Inimigo de Deus na Terra




Lúcifer, antes considerado como a "estrela da manhã", após a sua desobediência se transforma em Satanás, o "inimigo de Deus", sendo o seu antagonista hóstil e Sr. do Pecado. que almeja ocupar o lugar de Deus:


"Como caíste do céu, ó estrela da manhã,
filho da alva! Como foste lançado por
terra, tu que debilitavas as nações! Tu
dizias no teu coração: Eu subirei ao céu;
acima das estrelas de Deus exaltarei o
meu trono e no monte da congregação me
assentarei, nas extremidades do Norte;
subirei acima das mais altas nuvens, e
serei semelhante ao Altíssimo.E contudo
levado serás ao (Sheol), ao mais profundo
do abismo."

(Isaías 14:12-15)





Ter se rebelado contra o seu criador, ter cobiçado o seu lugar e, até certo ponto, querer se tornar um Deus, maior do que o seu Pai, fizeram de Lúcifer e tudo o que está relacionado a ele, ao exemplo do dragão, os símbolos da negatividade, da maldade e do caos. Neste sentido, Lúcifer, Satanas e o Dragão podem ser considerados como um ser só, sobretudo através do olhar católico e cristão.

Embora, eu seja oficialmente católico, postólico e romano e acredite em Deus, como a força maior, a força e a energia da criação, tendo uma certa desconfiança que Deus seja a nossa cara e semelhança (e os outros deuses e as outras crenças?!!!), eu acredito piamente que a satanização dragônica é uma estratégia da religião católica e cristã, principalmente na Idade Média, para salvarguar os interesses e o monopólio religioso e do conhecimento da Igreja Católica (pois, somente ela tinha acesso ao saber) e o poder absolutista dos nobres da época.

Alguns questionamentos são pertinentes e necessários para refletirmos a cerca disso:
1. Será que o dragão é tão vilão assim?!!!
2. Se existe uma faceta negativa que sobrecai à espécie dragônica, será que seria tão diferente da espécie humana?!!!
3. Se Lúcifer foi, é e sempre será orgulhoso, ambicioso, desobediente,imperfeito e carnal, tais características também não fazem parte da essência da humanidade (uns mais, outros menos)?!!!

Não podemos desconsiderar ou fechar os olhos para esse fato: Assim como o bem habita em cada um de nós, dentro dos nossos interiores, o mal também está. Nós somos o reflexo diário da dicotomia entre o bem e o mal, a síntese e a antítese, o verso e o reverso, enfim, a contradição que está presente em nós, na sociedade em que vivemos e nos nossos pensamentos e comportamentos.




Se não fosse assim, a humanidade não cometeria atrocidades, geralmente associadas a sua própria causa pessoal e/ou nacionalista, seja na figura das batalhas entre os reinos medievais ou nos déspotas/tiranos da história ou nas guerras santas ou no monopólio imperialista de mercado ou nas relações de poder presentes nos nossos relacionamentos ou na luta pela sobrevivência.


"Lúcifer Prometeu, acorrentado na dura
rocha da lide cotidiana, sofre com o
Abutre do materialismo e da vulgaridade
que abunda na sociedade.

Esse Abutre do vulgarismo, da profani-
dade, da anti-iniciação, corrói o fígado
desse Titã, que por amor à essência
humana, roubou o Fogo do Olimpo. O fígado
é o Calvário onde crucificamos todos os
dias o Salvador."

(Gnosisonline)





Fonte:

BÍBLIA. A.T. Português. Bíblia de Jerusalém. Coordenação de Gilberto da Silva Gorgulho, Ivo Storniolo, Ana Flora Anderson. São Paulo: Paulus, 1985.

http://www.estudosdabiblia.net

http://www.flaviocosta.com/saomiguel/arcanjomigueln.htm

http://www.gnosisonline.org/Teologia_Gnostica/misterio_lucifer_prometeu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário