domingo, 17 de outubro de 2010

Bruxas e Dragões



Nada mais pertinente e polêmico do que postar sobre elas e o universo da magia, já que o Dia das Bruxas está chegando. Bruxas e dragões podem ser colocados no mesmo patamar, do que diz respeito os seguintes aspectos:


1.
Durante séculos e séculos, desde à
"Idade das Trevas", refiro-me à Idade Média, naturalmente, as bruxas e os dragões foram satanizados pela Igreja Católica e, como seres pagãos, foram perseguidos em nome da fé cristã: Elas, torturas e queimadas vivas nas fogueiras da Santa Inquisição, sob a justificativa de seres mulheres hereges, despudoradas e lascivas, e eles tendo a sua espécie dizimada e escravizada pelos homens.

Dentro dessa perspectiva preconceituosa e católica, anti-cristos devem ser veementemente combatidos.






2.
Ambos estão intimamente ligados com a magia, elas, guiadas pelo sexto sentido - o dom da intuição feminina e da fertilidade divina, dada às mulheres por Deus, e praticantes da magia e dos seus rituais; eles, como sendo a própria energia da magia. Nesse sentido, simbolicamente, a magia faz parte das suas identidades e essências, assim como filosofia de vida.


Ainda nessa área, ambos são ávidos por sabedoria e se utilizam dos 5 elementos mágicos da natureza (terra, fogo, água, ar e espírito) para aprimorar a sua magia e incrementar os seus rituais e feitiços. Quando eu me refiro aos rituais de magia, não me refiro às práticas satânicas e de magia negra, muito embora, existam praticantes de magia que as cultuem, mas, enfativo aos rituais que são evocados a força da Natureza, a Grande Deusa Feminina, e Tiamet, a Deusa Dragônica - a Mãe de todos os dragões, em prol da prosperidade, da cura, do amor e das realizações que estão voltadas ao bem-estar e à bonança e fartura. Existe a energia tanto voltado para as boas práticas mágicas quanto para as más, depende da índole e da ética de quem as praticam.



3.
Ambos se relacionam entre si, principalmente, quando bruxas e bruxos usam referências dracônicas para aprimorar a sua magia, já que os dragões são seres mágicos e muito tem a ensinar. Ficção ou não, é uma idéia que se paira no imaginário coletivo e no universo mágico.


Em livros, filmes e lendas, os dragões sempre serviram de referencial para os grandes magos e alquimistas, sendo um ícone de adoração ou inveja, onde muitos magos buscavam se apoderar dos segredos e da magia dos dragões para se tornarem cada vez mais poderosos. Porém, nunca foram forte e éticos o suficiente para vencer a chama do dragão, a magia vital da sua essência e existência.





É muito comum nas práticas dos rituais e na realizações das poções e feitiços mágicos que se faça alguma menção aos dragões, seja envocando alguma entidade draconica e/ou suas qualidades (força, bravura, sabedoria, honra e ética), ou, utilizando os seguintes componentes como ingredientes em seus preparados: lágrima, chama, ovo, lasca de chifre, unha, ..., de dragões. Além de toda a simbologia presente no cenário mágico: amuletos, altares, adagas, imagens...


Já as bruxas modernas, continuam realizando as suas práticas mágicas como sempre fizeram, baseando-se na sua força feminina, em sua intuição, independente se participam ou não de seitas ou sociedades secretas ou grupos específicos ou solitariamente. Também existem aquelas, que vão buscar na prática do
"Dragon Magic" - a magia e o culto dos dragões; para aprimorar os seus conhecimentos e práticas mágicas sob a orientações desses grandes mestres.

Enfim, as bruxas e os dragões não estão tão dissociados assim. Com ressalvas para essas mulheres, onde muitas delas foram julgadas e injustiçadas pela incompreensão do seu jeito de ver o mundo e interagir com ele e a natureza. Quantas e quantas bruxas foram ridicularizadas e perseguidas por suas práticas mágicas, onde, muitas vezes, além de fazerem magia em benefício próprio, também faziam magia em prol do outro, fazendo remédios naturais à base de ervas, plantas e alimentos naturais, ao exemplo dos xamãs e dos curandeiros, como também, lendo a sorte e prevendo o futuro dos curiosos que as procuravam e conselhos de natureza sentimental. Antes de serem bruxas, são essencialmente mulheres, como o fato de ser mulher já não tivesse o seu próprio peso social.





Com isso, antecedendo poucas semanas para o seu dia, eu não poderia deixar de citá-las aqui, já que bruxas e dragões são símbolos e referências impoortantes para a prática da magia e da filosofia mágica e esotérica. Tudo o que não é compreensível sempre tem o seu lado dogmático, polêmico e obscuro, apesar da névoa do preconceito que sobrecai sobre ambos.

5 comentários:

  1. Oi Dan...
    Eu tambem sou blogueira e fiz um blog de mesmo tema, dá uma passadinha lá.
    olhardodragao.blogspot.com

    bjs da Nath

    ResponderExcluir
  2. Okay, Nath... Pode deixar que eu dou uma olhadinha, sim!!! O tempo anda tão corrido, que está me faltando tempo livre para eu "dragoniar"!!! rs...
    Mas, dou uma passadinha!!!
    Aproveitando a oportunidade, Happy Hallo!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Saudações, nobre Dan. Ao que parece, sou uma pessoa do futuro aqui rsrs. Gostei do seu blog e do jeito como você concilia a Igreja e a magia. Seu amor aos dragões é notável. Sou um mago, ou assim me julgam, lendo e estudando incansavelmente as práticas mágicas em geral. Gosto do modo como você trata as bruxas neste texto, mulheres sábias, livres e incompreendidas. É bom saber que existem católicos/cristãos abertos e amigos como você. Afinal, somos todos irmãos. Que o Grande Pai o proteja. E continue firme com suas pesquisas! Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir