sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A admiração gótica pelos Dragões




O estilo gótico apresenta características baseadas no contexto social, político e religioso que influencia a sua estética e a sua filosofia, contranstando-se da esfera austéra romântica. Tal estilo surgiu na Era Medieval, após o advento do Renascimento e da expansão comercial burguesa na Europa, ainda no século XII. Nascia o mundo cosmopolita e a ascensão intelectual para se contrapor ao monopólio da Igreja Católica, até então restrita a comunidade monástica, e a filosofia religiosa gótica ganhava o espaço público e ensinava história bíblica.




O movimento gótico envolveu a arquitetura e a religião, revolucionando o aspecto estético e quebrando com a uniformidade geográfica. Baseado na Revolução Francesa (pontualmente, com a construção da Abadia Real de Saint-Denis, entre 1137 e 1144, em Paris, tal monumento ajudava a comunicar novos valores simbólicos) e no trabalho moderno, o gótico lançava uma nova linguagem estética e filosófica, demonstrando que a arte e a estética medieval não atinge a perfeição, mas, o seu oposto, alcançando o escuro e o negativo. A sua linguagem adota fortes conotações pejorativas, exaltando aspectos bárbaros e vândalos, não associando aos antigos povos germânicos.

Porém, apenas no século XIX,durante o romantismo, a filosofia estética gótica é reconhecida, voltando-se para os mistérios medievais. A partir daí, a originalidade do período gótico passou a valorizar a imponência das grandes catedrais góticas alemãs e os gigantescos monumentos de concretos dos centros urbanos e industriais, onde a melancolia e o cenário cinzento e obscuro passaram a influenciar as emoções góticas.

O estilo gótico passou por diferentes fases: O Primitivo ou Proto-gótico, marcado pela construção da Abadia de Saint-Denis em Paris; o Pleno ou Clássico, marcado pela construção das grandes catedrais e monumentos arquitetônicos; o Tardio, marcado pela pouca expressividade artística graças à crise econômica e a peste negra; a Transição decorativa entre 1200 a 1500, marcado por diferentes estéticas góticas (Lanceolado, Radiante/Irradiante, Perpendicular e Flamejante).





Porém, o comportamento gótico não se resume apenas ao visual excêntrico que alguns grupos se adornam e se vestem (vestUÁRIO totalmente preto e tonalidades vivas como roxo e vermelho, usando crucifixos, ankhs, pentagramas, piercings, tattoos, alargadores e cabelo fora do comum), autodenominando-se como "góticos", mas, na ATITUDE. Na busca de definir o comportamento gótico,lançam-se muitos rótulos e preconceitos, sobrecaindo uma desconstrução da própria identidade gótica:


"Outras ideologias também usam muito o "preto"
no seu visual, e entre elas existem sempre uma
atitude que contradiz o que a sociedade atual
impõe, fazendo que ela seja contra esta tal
ideologia, mas o problema é que esse desfavorecimento
é geral, e na maioria dos casos, o preto é jogado para
os góticos, que estão cada vez mais sendo julgados de
rebeldes da sociedade ou adolescentes mimados. Muitas
pessoas não conhecem a cultura gótica, ainda existe
muito preconceito com ela, e por não conhecer, as
pessoas tem medo, e por terem medo, acabam julgando
esse estilo de viver. E por causa disso, acabam
influenciando na nossa própria ideologia, como por
exemplo, o medo dos Neogóticos assumirem que são góticos,
por terem medo da reação da sociedade sobre eles,
transformando a ideologia dentro de si como
se fosse uma vergonha."

(Fábio Goes, 20/10/2007)



Geralmente os góticos se identificam com o sofrimento, seja porque viveram um fato contundente ou um sofrimento que lhe colocaram em contato direto com a realidade da vida, sem fantasias ou fugas, aderindo a sua subjetividade uma constante melancolia ou porque buscam se posicionar contra as imposições sociais. Não se trata de um modismo ou um recalque egocêntrico, mas, uma identidade com a filosofia gótica que prima pela busca do conhecimento, da força, da sabedoria,da inteligência (características essenciais dragonescas). Eles geralmente se expressam através da dor, da melancolia, do sofrimento, dos seus momentos íntimos de introspecção. Eu diria que eles são bem sensíveis, embora, exista uma ala que preferem se fechar, não exercendo a sua capacidade de sentir.


"Muitos dos góticos tem 2 caracteristicas marcantes
entre eles, aqueles que levam os seus sentimentos aos
extremos ( sensíveis ) e aqueles onde a raiva ainda
vaga pela mente, transformando eles em seres altamente
frios, esses geralmente querem se distanciar de todos
para que possam pensar sobre as suas vidas. Há alguns
raros casos que a pessoa varia de característica
dependendo do dia, dai é que vem o termo "inconstância
gótica."

(Fábio Goes, 20/10/2007)



Os góticos vão buscar em seus sentimentos uma razão para viver, sempre buscando uma "lenda pessoal", como diria Paulo Coelho (um amor existencial), para viver e superar os seus sofrimentos. São amantes das artes em geral, da música e da literatura, encontrando nelas sempre algum apoio ou alguma resposta para as suas angústias e dilemas. Aqueles que não conseguem se encontrar e perdem a esperança na vida, acaba tomando desfechos extremos como o suicídio. A sua predileção por cores escuras como o preto, é uma forma de expressar a sua adoração pelo escuro e pela noite, demonstrar o seu luto e apatia social e reforçar a sua identidade através da diferença e da contestação, nem sempre se trata apenas de uma rebeldia.


Sobretudo a sua filosofia de vida propõe viver num mundo de aparências e impessoalidades, sem falsidades e mentiras. Encontra na tristeza, no sofrimento, nas lágrimas, na contrariação de normas e leis e no isolamento uma forma de expressar os seus sentimentos e suas dores pessoais como um desabafo a tudo o que sufoca a sua essência.




É comum associarem os góticos às práticas satânicas,sendo algo que não procede:


"(...) "Você é satânico?" A resposta todos já devem saber,
"Não"( Mesmo porque, satânico esconde sua magia, não
liberta ela a face de todos ). O gótico é uma ideologia
e não uma pessoa, e por isso, o gótico não segue nenhuma
religião, pois não gostam de seguir mandamentos e regras
de outros. A religião é encarada como se fosse algo
fantástico, um mundo de fantasia aonde as pessoas fogem
da sua realidade e tristezas e buscam através de uma reza,
uma salvação. As esperanças é importante para os humanos,
mas o gótico não vê esperanças certeza para a sua salvação,
mesmo porque, em toda a sua vida nunca aconteceu um milagre
para que possa salvar a ovelha negra perdida. Os Góticos
acreditam que a esperanças é cultivada através da vontade
dos próprios seres..."

(Fabio Goes, 20/10/2009)


Porém, uma ala gótica aprecia muito os assuntos que abordem questões míticas, lendárias, elementares, mágicas, assim como a sua apreciação pelo universo dragônico, onde a figura do dragão encontra-se presente nas suas vestes, em seus adornos, nas suas expressões artísticas em geral, ao exemplo do "Gothic Dragon".




Fontes de Pesquisa:

Flog zyb885. Sobre a cultura gótica. O que é gótico?

http://flog.clickgratis.com.br/zyb855

http://luanegra.do.sapo.pt/gotico.htm

7 comentários:

  1. ha os goticod sao de mas adimoro mto pos sou um gotico

    ResponderExcluir
  2. Nao entendo essa cultura, sinceramente..., acho muito esquisito uma cultura dessas, que se vestem como se tivessem mortos ou ressucitados, pra mim e uma forma de esconder a verdadeira face do que realmente sao, me desculpem. E muito complicado isso, mas entendo que existem os dois lados: os goticos da luz, e os do lado negro.

    ResponderExcluir
  3. Por exemplo: o filme crepusculo, tem seu lado gotico, mas do lado ruim, ja o lado bom, e tipo da Era Merlin, tipo assim, na minha opiniao, pois o bem e o mal, estao sempre andando lado a lado, desde que mundo e mundo, creio eu. Ha muitas coisas que antes se diziam lendas, mas que hoje em dia, estao aparecendo, e as pessoas estao levando a serio.

    ResponderExcluir
  4. Nao acredito nesse lado de expressao ao mundo, pois entendo isso como um anti cristicismo, e uma açao profana, nao acredito nesse modo de expressao de sentimento gotico, pois mais parece uma cultura maçonica do que sentimentalista, nao e uma critica e sim uma opiniao, ok!?.., mas sinceramente, e dificiil compreender que especie de religiao e cultura e essa.

    ResponderExcluir
  5. Falam em amor, em busca de sentido de vida..., mas adoram corvos, usam lentes com efeitos assustadores, usam roupas que quase nos matam de medo,...etc, e depois vem falar de amor?!... Quem lembra do Marilyn Manson?..., e quase um zumbi aquele pobre homem!, e ele e mais que um gotico!.

    ResponderExcluir
  6. é em cima desse tipo de pré-conceitos que os góticos se constroem, eles adoram corvos, morcegos, trevas, morte e destruição porque os góticos acima dos demais entendem como é ser mal compreendido, julgado e abandonado até mesmo pelo último filete de calor e bondade dos raios do sol.
    Sobre as reações temerosas das pessoas comuns que os góticos compreendem que a vida é simplesmente triste e em maioria sem sentido. buscar o amor é o sentido de suas vidas pois buscam uma âncora que os segure longe do desespero final, o suicídio. Pois acima de todos os temores está o medo da morte.

    ResponderExcluir