segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Os 5 elementos mágicos do Dragon Magic



Assim como a magia utiliza os 4 elementos da natureza (fogo, terra, água, ar) e a energia espiritual (espírito/alma) para os seus fundamentos e os seus rituais, o "Dragon Magic" também usufrui deles em suas práticas, sobretudo, porque cada elemento representa um clã dragônico e o seu líder, como também, identifica os grupos dragônicos entre si, definindo os seus representantes e territórios. Cada dragão-líder apresenta uma peculiaridade específica (característica positiva e/ou negativa,dons mágicos, personalidade e temperamento), onde pode estar em consonância ou não com o nosso estilo de ser, caso seja compatível, cria-se um vínculo entre eles (mestres) e nós (pupilos, aprendizes), gerando uma parceria filosófica e mágica.

Cada elemento representa uma energia, seja ela masculina (considerada como positiva) ou feminina (considera como negativa), como também, cores simbólicas que podem variar de acordo com a cultura e o país. Segundo o blog "Magia e Espiritismo", sobre os 4 elementos da natureza, cogita-se o seguinte:

1. O elemento fogo (caminus): Representado pela energia masculina (+) e regido pelos dragões do sul, tendo como seu principal representante o dragão Fafnyr;

2. O elemento terra (humus): Representado pela energia feminina (-) e regido pelos dragões do norte, tendo como seu principal representante o dragão Grael;

3. O elemento água (agua): Representado pela energia feminina (-) e regido pelos dragões do oeste,tendo como principal representante o dragão Iroh;

4. O elemento ar (aura): Representado pela energia masculina (+) e regido pelos dragões do leste ou oriente (sol nascente), tendo como o seu principal representante o dragão Sairys;


Em se tratando do quinto elemento, a energia espiritual (spiritus), o referido blog não apresenta uma energia definida, mas, eu acredito que possa variar entre masculina (+) e feminina (-), por se tratar de uma dimensão abstrata e intangível, que vai além da natureza concreta, aquela que se pode ver e tocar, e propõe o uso equilibrado dos 4 outros elementos.

Porém, a relação entre dragão e espírito merece um post à parte, pois, é proposto por alguns wiccanos a constituição de um "espírito dragônico", sobretudo para compreendermos a concepção "espírito de dragão" e a importância desse espírito para a prática do "Dragon Magic" ou "Dragon Magick".






Fontes:


http://magiaeespiritualidade.blogspot.com

http://br.geocities.com/jan_sobieskii/mit_bestiario2.htm

http://www.dragoesdeavalon.org

5 comentários:

  1. e quais são os 5 elementos magicos

    equau é omais forte de todos

    ResponderExcluir
  2. Recebi um medalhão com esta figura. O que significa? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Essa figura representa o pentagrama mágico, regido pelos seus elementos e forças da natureza: terra, ar, fogo, água e espírito.

    Não existe o mais forte deles, embora se cogite que seja o fogo. Eles se complementam entre si, tanto que em rituais mágicos, todos eles são importantes e utilizados.

    ResponderExcluir
  4. quero me increver so blog http://magiaeespiritualidade.blogspot.com
    mas nao consigo... preciso disso. se pudr me ajudar ficaria muito grato. estou seguindo seu blog pq tbm tem ótimas materias estou vislumbrado com o trabalho que voce tem.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    O que significa o Dragão dentro de um pentagrama?

    ResponderExcluir