sábado, 31 de outubro de 2009

A presença dragônica no Halloween



Todos nós sabemos que o Halloween é uma festa bastante tradicional na cultura norte-americana, onde no dia 31 de outubro, as famílias ianques se preparam para festejar a noite do Halloween com festejos temáticos (assustadores, macabros), contos e estórias espantosas e prendas (jogos e travessuras infantis), onde crianças, jovens e adultos se fantasiam de fantasmas, monstros e bruxas para festejar os espíritos que assombram à noite.

Segundo a religião católica, o Halloween nada mais é do que uma festa pagã, sempre associada as manifestações satânicas. Tal manifestação cultural e popular, não-religiosa, também é difundida em outros países da Europa, como também no Brasil, onde aqui, adaptaram a data para o "Dia das Bruxas", sobretudo festejadas em escolas de idiomas e as boates e bares das grandes capitais brasileiras, como também grupos urbanos que cultuam esse contexto: Wiccanos, Góticos e Jovens Heteros e Gays.




Embora as figuras das bruxas e suas abóboras sejam bastantes lembradas e associadas à data, juntamente com as suas vassouras voadoras e as suas poções mágicas, outros símbolos como a escuridão, a lua cheia, os morcegos, as almas que vagam neste plano e o cemitério também são fortemente lembrados. Outros personagens, tais como o vampiro, o lobisomem, a múmia, o Frankstein, os mortos-vivos, os seriais killer's (o famoso Michael Meyers da série Halloween) e outros monstros que não ficaram de fora desta festa, ao exemplo dos dragões.

Os dragões também foram associados a essa data por sua figura representar medo nas pessoas e ser considerada como um monstro apavorador, uma fera bestial, um enviado e mensageiro do Satanas.

2 comentários:

  1. Nossa....
    que coisa idiota......
    prefiro o origami de dragão.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com você não,não é idiota.

      Excluir