quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As similariedades entre os Dragões e os Unicórnios



Assim como o dragão, o unicórnio é um ser mitológico e elementar (mágico) que está presente no imaginário coletivo de culturas orientais e ocidentais, estando presente em estórias, contos e fábulas. Tal animal alado, com características equinas (corpo de cavalo), patas trazeiras de gazela,rabo de leão (mas, também podendo apresentar rabo de cavalo), barbas de bode e um único córneo mágico (chifre) na testa, simboliza o poder da alma, o luxo, a pureza e a boa sorte. A essência de um unicórnio propõe características que o ser humano deveria desenvolver: a retidão, a paz de espírito para conquistar seu caminho evolutivo, a força e a conexão com a palavra de Deus.

Segundo historiadores e os manuais de "monstros", os primeiros registros da sua existência estão datados a partir de 398 anos a.C., de acordo com relatos de andarilhos que viram esse lendário ser habitando diferentes países, como também, os livros e documentos dos alquimistas, pois retratam a magia dos unicórnios, principalmente concentrada no seu chifre - algo bastante procurado por aqueles que buscavam a magia dos "unis", arrancando-o para fazer feitiços e propriedades alquímicas. Acredita-se que o chifre de um unicórnio é muito poderoso e divino, podendo ser tocado apenas por uma virgem, representando: "a flecha espiritual, o raio solar, a espada de Deus e a revelação divina"; como também, bastante utilizado pela medicina para o tratamento medicinal.

Sobretudo na Idade Media, buscou-se muito cultuar esse ser mitológico e elementar, como também, capturá-lo para se apoderar do seu chifre mágico.Para os alquimistas, os unicórnios simbolizam a união dos opostos e conseguiam transcender o aspecto da sexualidade por serem animais hermafroditas, apresentando o sexo masculino e feminino. Para os herméticos, eles simbolizavam a descoberta de importantes informações.

No universo psicosexual, o chifre do unicórnio pode ser comparado ao falo (membro) frontal masculino, o pênis,representando não apenas a fertilidade, mas também, a sublimação sexual e a virgindade. Sobre o conflito sexual,


"Veria-se nisso a imagem de um violento
conflito interior entre os dois valores
que o unicórnio simboliza: salvaguarda
da virgindade (o chifre único levantado
para o céu), e fecundidade (sentido fálico
do chifre). O parto sem a defloração,
esse poderia ser o desejo, contraditório
no plano carnal, que se exprime pela imagem
dos chifres em luta. O conflito só é superado,
o unicórnio só se torna fecundo e apaziguado,
no nível das relações espirituais."

(Silva, 15/05/2009)


Já no universo psicoafetivo, os unicorneios abriam mão dos seus amores para preservá-los, assim, o amor não era corrompido, mas preservado. Sobre o amor,


"Tais seres renunciam ao amor para
permanecerem fiéis ao amor e para
salvá-lo de uma decadência inelutável.
Que morra o amor, para que o amor viva.
Aqui se opôem a “lírica da renúncia” e
“lírica da posse”, a sobrevivência da
donzela e a revelação da mulher. O mito
do unicórnio é o da fascinação que a
pureza continua a exercer sobre os
corações mais corrompidos."

(Silva, 15/05/2009)


Na cultura chinesa, os "Ki lin" simbolizavam a mansidão e a boa sorte, como também era representados pela filosofia do Yin & Yang, por apresentarem a energia masculina e feminina. Também na cultura chinesa, é cultuada a "dança do unicórnio", sendo um divertimento que acontece ainda hoje no Extremo Oriente, na festa do meio do outono. Na era chinesa medieval, o unicórnio também era símbolo da realeza, ao exemplo do Reino Chuen, representando virtudes nobres como a justiça e energia positiva e auspiciosa.





Todavia, tanto o unicórnio como o dragão apresentam algumas similaridades, não apenas por serem animais alados e elementares (mágicos). Para estudiosos em seres mitológicos e lendários, o unicórnio seria uma variação do dragão, o senhor da chuva que luta contra o sol e combatia as secas e as calamidades. Algumas lendas chinesas retratam que os unis devoravam o astro-rei e o seu eclipse solar.

Assim como o dragão, os unis também nasceram das nuvens (símbolo do inconsciente) e tinham a função de anunciar a limpeza do planeta através das chuvas da fertilidade e da abundância d'água em diferentes partes do mundo.

Enfim, até onde eu pude constatar com as minhas leituras, dragões e unicórnios não eram espécies rivais, tendo como similaridades: filhos das nuvens, espécies que povoam o imaginário coletivo, habitantes e protetores da natureza, seres alados, míticos e mágicos, símbolos da força, sabedoria, honra e justiça, ambos perseguidos pela ganância e a cobiça humana em busca dos seus poderes, cultuados por diferentes culturais, sobretudo a oriental que sempre os atribui boas e positivas representações e características e idolatrados ainda hoje, sobretudo por crianças e jovens.




Pesquisa realizada:


Portal das curiosidades.

Silva, Flávia. Simbologia do Unicórnio (15/05/2009).
http://peppertouch.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário