quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Tigre e o Dragão, O filme



Este filme, produzido em 2000 por Ang Lee¹, foi baseado na novela chinesa "Wuxia" que aborda o universo das artes marciais e também no mangá chinês chamado "Manhua", traduzido para o português como "O Tigre e o Dragão".

Historicamente, tal fime se passa na Antiga China, de 200 anos atrás, no auge da Dinastia Qing, aprsentando o seguinte enredo:


"Mestre Yu, grande mestre do kung-fu, acidentalmente assassina um amigo num duelo. Após esse fato, ele se afasta do seu serviço de escoltas, cuidando de sua propriedade e de sua filha lady Yu, de 16 anos, que se revela grande lutadora de artes marciais.

Existem duas grandes escolas de kung-fu, uma, que vem do templo Shaolin, e foi ensinada pelo mestre Venerável mestre Damo, cujo foco é trabalhar com a força exterior, para possuir um corpo saudável, mas nunca para matar;a outra, que trabalha com a força interna CHI, que vem de WUDAN, criada pelo Mestre Zhang San Feng, num estilo muito mais poderoso e letal, seus praticantes precisam possuir não-agressividade, pureza de coração e jamais revelar os segrêdos do kung-fu de maneira inconsequente.

Li Mu Bai é discípulo da escola de Wudan, no primeiro livro ele encontra Lady Yu e vê que ela é a mulher ideal, logo ele terá que lutar para salvar a família Yu dos ataques dos filhos do amigo que grande Yu assassinou, e do genro deste amigo, chamado Lança Dourada, e descobrir o poder da espada chamada "Destino Verde"."

(Wikipédia)


Se observarmos o combate travado entre os lados rivais e todo o contexto ético e moral retratado no filme, faz uma ponte com a temática que algumas fábulas orientais chinesas atribuem ao dragão e ao tigre.


_________________

1.
O ator, cineasta e produtor Ang Lee, nascido na China, foi estudar cinema nos USA, formando-se na Universidade de Illinois em Direção e na Universidade de New York em Produção Cinematográfica. Sua filmografia consta os seguintes filmes:
1992: A Arte de Viver;
1993:
Banquete de Casamento;

1994:
Comer, beber e viver;

1995:
Razão e Sensibilidade;

1997:
Tempestade de Gelo;

1999:
Cavalgada com o Diabo;
2000: O Tigre e o Dragão;
2001: Chosen;
2003:
Hulk;

2005:
O Segredo de Brokeback Mountain;

2007:
Lust, Caution.

Durante a sua carreira ele tenha sido indicado para vários prêmios no cinema, apenas em 2007, através do filme "O Segredo fe Brokeback Mountain", ele foi premiado pela Acadêmia o Oscar como o Melhor Diretor do 2005, em 2006.
(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário