quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As versões dragônicas modernas



A figura do dragão está muito presente entre os jovens e as culturas urbanas modernas, caracterizadas pelas mais variadas nacionalidades, vertentes e filosofias de vida, indo desde a antiga arte corporal do tattoo, que ainda continua bastante em voga e procurada pelos amantes da tatuagem de todo o mundo e de diferentes faixas etárias, passando pela presença dragônica nas práticas orientais como o "Origami", nas góticas como o "Gothic Dragon", nas wiccanas como o "Dragon Magic", nos cartoons como animes e mangás, chegando até as tribos urbanas "hi-teks" contemporâneas que curtem games e tecnologias diversas. O gosto pelos dragões nunca saiu de moda.

Embora, as características e as imagens medievais desses seres fantásticos tenham sido preservadas até aqui, os dragões estão adquirindo uma versão mais moderna, aliás diversas versões, onde visualmente está ganhando novas formas, puras ou hídridas, e elementos para compor um visual mais moderno. Graças aos animes e mangás orientais, aos jogos de video game mais modernos e outras influências, os dragões estão se modernizando, tendo até um componente mais "fashion". A criatividade é infinita para retratá-los e mantê-los vivo no imaginário cultural.

Por isso, eu quero apresentar algumas imagens que podem ilustrar muito bem as versões modernas dos dragões, deixando-os mais arrojados, divertidos e, no mínimo, curiosos e instigantes. Claro, que existem infinitas possibilidades de versões, mas, eu não poderia deixar de retratar aqui.


No jogo e seriado infantil Yu-gi-oh, existe uma diversidade de tipos dragônicos, onde cada aprsenta uma peculiaridade especial, conforme diferentes atributos (força, inteligência, sabedoria, resistência, agilidade, deslocamento, porte, dentre outros). Alguns são seres puros, preservando as suas características dragônicas, outros são seres hídridos, misturado as suas características à outras de outras espécies, a partir de uma fusão. Algumas versões dragônicas:



(Chibi Dark Armed Dragon, Eletric Dragon
Red Dragon, Blue Dragon)





(Cyber Dragon, Dragão Alado de Rá
Water Dragon, Dragão Supremo de Olhos Azuis)




Também podemos encontrar outras versões híbridas como o
Grand Imperial Dragon e o Gothic Dragon, apresentando penas, o Áries Dragon, apresentando características caprinas, e o Wolf Dragon, com a fusão entre lobo e dragão.



(Grand Imperial Dragon, Gothic Dragon
Áries Dragon, Wolf Dragon)


Percebe-se então, a existência de uma série de novas versões dragônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário