quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Origamis em formas de dragões




O origami é a arte japonesa de dobrar papel, onde o ponto de partida é formar figuras apartir de pedaços de papel quadrado (embora também seja utilizado outras formas geométricas como o retangular, triangular,...), apenas dobrando as faces dos papeis, coloridos ou não, sem cortá-los.Porém, desde o Período Edo, período marcado pelo governo do Xogunato Tokugawa entre 1603 a 1867 que culminou com a Restauração Meiji e o início da modernização japonesa,a sociedade japonesa realiza essa arte das dobruras, acreditando que aquele que realizar mil origamis terá 1 pedido realizado.

Com a popularização do origami, essa arte se expandiu além dos territórios japoneses, chegando ao Ocidente como na Alemanhã,na Espanha, no Brasil (graças ao 100 anos da imigração japonesa) e por último nos USA, graças ao seu baixo custo e o surgimento de técnicas simples para realizá-lo, onde as famílias japonesas menos abastadas, utilizavam qualquer resto de papel que pudesse usar como matéria-prima. Essa arte também era ensinada de geração em geração e ensinada passo a passo em livros de origami.

Historiadores acreditam que essa arte, não era apenas restrita aos japoneses, mas também a outras culturas como a Moura. Por volta do século VIII, por causa da invasão árabe no Oriente Médio, os Mouros levaram essa técnica para a Espanha e de lá para a América do Sul.

Para os matemáticos, os relevos obtidos através das técnicas de origami, não são apenas resultados aleatórios, mas, baseado em cálculos matemáticos. Por exemplo, as dobragens lisas para serem realizadas passaram por problematizações matemáticas para verificarem a sua prática.


O marco da modernização do origami se deu por volta de 1950, quando o trabalho da
Sra. Akira Yoshizawa tornou-se reconhecido graças a sua criatividade e as suas modernas técnicas que possibilitavam não apenas a construção de figuras de pássaros, mas também de outros animais, ao exemplo dos Dragões.

E por falar em dragões, eles também são representados em origamis, de diferentes cores, tamanhos e formas, onde alguns são tão similares a figura dragônica original,seja de forma mais simples ou mais elaborada. Vejamos alguns origamis dragônicos:






4 comentários: