quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Dragão Chinês


A presença do dragão na cultura chinesa é anterior a sua linguagem escrita, o mandarim, sendo bastante cultuado até os dias de hoje. O Dragão Lung é um símbolo nacional chinês, graças a sua tradição milenar. A sua presença encontra-se presente de inúmeras formas na cultura chinesa, seja expressa em monumentos turísticos, tais como a Muralha da China, com a sua forma sinuosa de uma serpente, e o Tempo do Imperador, com as suas esculturas de dragão, na arquitetura urbana e em manifestações comemorativas, a exemplo das festividades do ano do Dragão, e festas populares.


Na antiga sociedade chinesa, o Dragão Lung era responsável pela previsão do tempo, uma vez que, simbolicamente, ele era considerado como o "Senhor das chuvas e das tempestades", representando assim, a fertilidade dos campos, mesmo que, ele pudesse ocasionar algumas eventuais tempestades e enchentes¹, com o excesso de chuvas. Mas, com certeza, este dragão é envolto de uma atmosfera positiva, adorado pelo povo chinês, pois, os chineses acreditam que ele age em prol deles, da prosperidade da China.

O Dragão Chinês é um símbolo tradicional do Imperador e representa a sabedoria e a divindade necessária cuidar do bem-estar dos seus súditos. Em virtude dessa relação entre o dragão e o imperador, muitas lendas abordam essa temática, sugerindo até que alguns imperadores são descendentes de dragão, onde tais seres podem ser tão grandes quanto o universo ou tão pequenos quanto o bicho da seda, como também, mudar de cor e desaparecer por um instante.

Geralmente, no interior da cultura oriental, os dragões orientais desempenham as funções divinas e mágicas sendo considerados como deuses. Na mitologia chinesa, os Dragões Lungs, dividem-se em quatro tipos: "Celestiais, Espíritos da terra, os Guardiões de tesouros e os Dragões Imperiais".

Em especial, no caso do Dragão Yuan-shi tian-zong, ele ocupa uma das mais altas posições na hierarquia divina do taoísmo, assumindo a condição de Dragão Lung Celestial.

Segundo o Casa de Chá², o dragão chinês é uma criatura surda. Em virtude da sua deficiência auditiva, por compensação natural, isso explicaria o porquê dos seus olhos terem um poder extraordinário, sendo dotado de uma visão aguçadíssima. Ainda no aspecto físico, os dragões chineses se diferenciam dos demais dragões, sobretudo os ocidentais, pois eles se encontram num patamar evolutivo mais alto: "As espécies chinesas, com a exceção de Chib Lung ou Li Lung, não tem asas, mas viagem de lugar em lugar pelas nuvens". Além disso, também apresentam uma personalidade diferenciada, apresentando um caráter benéfico e amigável.

Contrariando a concepção ocidental, o dragão oriental é a sua antítese, sobretudo o chinês, onde:


"É uma criatura benéfica, um amigo do homem. (...). As espécies
ocidentais eram criaturas horríveis, abjetas, evitadas e
temidas pelos mortais, enquanto que os dragões asiáticos

são objetos de reverência e mesmo culto pelos chineses.
Esta criatura é de fato tão reverenciada que um dos
mais sagrados títulos concedidos aos imperados era
“O Dragão Verdadeiro”.


(Casa de Chá)


As suas formas quiméricas dos Lungs também influencia a forma de outros dragões orientais, como por exemplos os dragões japoneses Tatsu e Ryujin. Para os japoneses, o Dragão Tatsu (gravura abaixo à esquerda) está associado a abundância e a prosperidade do seu povo, tendo como filosofia de vida o dinamismo, a bravura, a segurança e a liderança. Como também, o Dragão Ryujin (gravura abaixo À direita) era considerado o deus dos mares e controlava pessoalmente o movimento das marés através de jóias mágicas.















_________________________

1. A partir do olhar mitológico, um dos episódios mais trágicos na China, relacionado às grandes inundações, foi ocasionado quando um mortal provocou a ira do dragão. Nesse sentido, além de provocar chuvas, tempestades e inundações, eles também são capazes de provocar as secas, juntando toda a água de uma cidade e botando-a em cestas, e o eclipse solar. (Kabuki)

2. Site especializado em dragões orientais. http://casadecha.wordpress.com (Casa de Chá)

3 comentários:

  1. eu acho isso tudo bem louko adoro foto de dragão, é meu sonho fazer uma tatiagem de dragão.

    ResponderExcluir
  2. O maicon é tan feio que parece um monstro ele é meu irmão mais o bicho é feio mais feio que essa foto que coquei ai

    ResponderExcluir
  3. sempre gostei de dragão chinês por isso resolvi fazer uma tatto de uma dragão e ficou show de bola

    ResponderExcluir