terça-feira, 14 de julho de 2009

Os Dragões e a 7ª Arte


Na história do cinema mundial, os dragões sempre foram retratados da forma mais verídica possível, ora como personagens malígnos e ferozes, ora como personagens sábios e carismáticos. Porém, o tema dragônico gera muita curiosidade e fascínio nos cinéfilos e amantes da 7ª arte, sobretudo naqueles que admiram esses seres míticos e mágicos, não se esgotando as diferentes temáticas a cerca deles: "Seja abordando os seus mitos e lendas ou a sua importância simbólica nas culturas orientais, retratada na figura do dragão associada às artes marciais e à honra e a dedicação dos samurais e a coragem dos grandes soldados e lutadores, ou nas histórias medievais e na aventuras dos fortes e corajosos guerreiros que combatiam essa criatura do mal, sob a perspectiva religiosa, muitas vezes, salvando as princesas e as vilas e cidades das garras, dos ataques e das labaredas de fogo dos dragões ou exaltando os seus poderes e saberes mágicos ou a sua presença nos contos de fada e infantis". Enfim, é uma temática muito vasta nas produções cinematográficas.

Nesse sentindo, eu dividi alguns filmes que retratam diferentes temáticas sobre os dragões de acordo com as seguintes categorias: "O Universo Dragônico, A Filosofia Oriental, As Artes Marciais, Outros Referências Temáticas e Contos de Fada e Infantis".


O Universo Dragônico

Tais filmes retratam o universo dragônico em geral, onde os dragões aparecem na trama como personagens e presenças atuantes e não como referência ou associação. Aborda as suas características enquanto ser mítico e mágico, a sua personalidade combativa, corajosa e forte, geralmente no contexto medieval.

(Coração de Dragão, Ataques dos Dragões, Reino de Fogo e Fogo e Gelo)



(O Caçador de Dragões, A Caverna do Dragão - O Filme, Dragon War e Dragon Quest)



(O Guerreiro e o Dragão, Eragon, Dragonball Evolution - A Esfera do Dragão e Dragonball - As 7 bolas do Dragão )




A Filosofia Oriental


Tais filmes retratam a simbologia do dragão na cultura oriental, baseado no código de honra dos samurais, a saga de guerreiros e soldados chineses em prol da sua identidade cultural. Enfim, a filosofia presente nas culturas orientais como a China e o Japão.


(Senhores da Guerra, , A Memória de uma Geisha, A Ressurreição do Dragão e O Filho do Dragão)



(O Tigre e o Dragão, O Dragão Invencível, A Honra do Dragão e O Ano do Dragão)



As Artes Marciais


Tais filmes retratam como a figura do dragão está associada as artes marciais em geral, sobretudo ao Kung Fu e ao Jeet Kune Do (sistema de luta criado e aprimorado por Bruce Lee centrado nas práticas do Tai Chi Chuan e filosofia Taoísta - Mais do que uma tática de combate que utiliza os punhos e os pés é uma filosofia de vida), que buscam focar aspectos como a agilidade, a força, a concentração e a disciplina.

Bruce Lee foi um dos principais atores que participou de filmes com essa temática, sendo apelidado como Lee, "O Pequeno Dragão". Tal ator chinês, foi referência para os outros astros que seguiram por essa escola, exaltando a filosofia presente nas artes marciais orientais. Ele também, foi considerado como o principal lutador do século XX que buscava a perfeição da sua técnica.



(O Dragão Chinês, A Fúria do Dragão, O Vôo do Dragão e Operação Dragão)



Outro ator e especialista em artes marciais é o belga Jean Claude Van Damme. Ele também atuou em vários filmes com essa temática, mas, demonstrando as práticas de karatê, especialmente coleografadas para os seus filmes: "O Grande Dragão Branco, O Desafio do Dragão, O Dragão do Futuro e Karatê".





(A Lenda do Dragão Vermelho, Beijo do Dragão, Dragão de Aço e O Último Dragão)



Outras Referências Temáticas



Estes dois filmes dão leves referências históricas e simbólicas sobre os dragões, seja destacando a presença deles nas sociedades mais antigas ou a associação da figura divinal do dragão ao imperador-rei , como o "A Mumia - A tumba do Imperador Dragão", ou abordando o seu significado sob o olhar religioso, como o "Dragão Vermelho", que associa a figura do dragão ao Satanás, fazendo uma aluzão a obra de Willian Blake - "The Great Red Dragon".


Contos de Fadas e Infantis


Os contos de fada e os filmes infantis retratam a presença do dragão no universo infantil, geralmente apresentando-o como uma besta-fera que aprisiona as princesas e merecem ser caçados e mortos pelos grandes e corajosos guerreiros e príncipes encantados. Porém, também existem filmes que abordam o dragão como uma figura simpática e engraçada.


(A Bela Adormecida, A Caverna do Dragão, Shrek e Legend of Spyro)



(A Era do Metal e Caçadores de Dragões)



(A História Sem Fim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário