quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O significado do termo "Chasing the dragon"




O termo "Chasing the dragon" é uma gíria bastante utilizada pelos consumidores de drogas e intorpecentes, tais como morphina, heroína e ópium. Esse termo surgiu nos guetos de Hong Kong, fazendo alusão à inalação da fumaça dessas substâncias ilegais e letais.

Se observarmos bem os trechos da canção "Chasing the dragon", tanto da banda L.A. Guns quanto da Épica, nós perceberemos que se trata do uso de drogas e os efeitos funestos que eles podem causar na nossa saúde e integridade física, tais como: "Dependência química, fuga da realidade através de alucinações, confusão de idéais e pensamentos, danos nervosos cerebrais e a morte".



"Veneno está lentamente fluindo
pelas minhas veias, roubando a
única dignidade em mim..."

"O dragão está destruindo
completamente o meu cérebro.
Brinca com as minhas emoções,
em um jogo sem fim..."

"Eu quero só que a noite
possa colorir o dia e que a
manhã possa expulsar todos
os meus pesadelos. Não negue
que somos todos seres humanos
Todos nós temos nossas falhas
que podem nos tornar obscenos..."

"Dolendo novit mortalis vitam..."


(Trechos cantados pela Banda Épica)



"Ficando no limite da razão
Navegando pelo meu sonho..."

"Perseguindo, sinuoso, deslizante perseguir o dragão
Desejo morfina..."

"Silêncio gritante dentro da minha cabeça
O dragão chamou meu nome
Me deu conforto me deu paz
Levou para longe minha dor
E eu olhei para o olho da agulha
Senti o âmbar floral através das minhas veias..."



(Trechos cantados pela Banda L.A. Guns)


Portanto, galera, vamos ficar espertos, quem ingressa no caminho das drogas, não volta. É um caminho de dependência e degradação total que pode nos custar a nossa própria vida. Refugiar-se nas drogas é um sinal de fraqueza e não de personalidade, pois isso não passa de uma mera fuga da realidade e dos problemas cotidianos e pessoais, trazendo consequências gravíssimas e até irreversíveis em alguns aspectos, tanto no aspecto da saúde física, mental e emocional quanto no convívio do indivíduo com a sociedade em geral.

Tolos e fracos daqueles que se acham descolados por consumirem drogas, seja lícitas (álcool, cigarro e medicamentos em geral) e ilícitos (maconha, cocaína, heroína, craque, morfina, opium, dentre outros). Drogas?!!! Tô fora!!!





Agora, tudo me leva a crer, que esta gíria está associada ao dragão pelo lado negativo que sobrecai nele, por rotulá-lo como "perigoso", "nocivo", "proibido" e "inimigo da sociedade". Não sei se vocês concordam comigo que se trata de uma infeliz associação, sobretudo, porque dragões não viciam, apenas nos provocam admiração e paixão.


Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Chasing_the_dragon

Nenhum comentário:

Postar um comentário