segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Smoke Dragon", O Dragão de Fumaça




Literalmente, "Smoke Dragon" poderia ser traduzido como dragão de fumaça ou de fumo. O que poderia ser compreendido de duas maneiras: a primeira, no universo dragônico, identificado como dragão cinza; e a segunda, metaforicamente, como associar um tabagista/fumante, viciado em fumo e outras substâncias tóxicas encontradas no cigarro, ao dragão.


Na primeira compreensão, os dragões de fumaça apresentam escamas cinzas e/ou prateadas, apresentando uma pequena a média estatura, agilidade insuperável por sua leveza, pouca força física e o seu sopro é bipolar, ora solta rajadas de fogo comum, outras solta uma fumaça sufocante.

Na segunda compreensão, compara-se o fumante ao dragão justamente porquê ambos soltam a fumaça pelas narinas e boca e o péssimo hálito que ambos possuem: o primeiro ao fumo, a nicotina e outras substâncias tóxicas e o segundo ao enxofre.

Criou-se até à " A fábula do Dragão Fumaça", uma fábula para o papai para de fumar (Editora Melhoramentos), para conscientizar o público infanto-juvenil para o mal causado pelo cigarro e outros fumos fazem para a saúde, como também, uma forma de incentivar os pais fumantes à largarem esse vício em prol da Campanha Nacional contra o Tabagismo - fenômeno epidêmico crescente entre jovens e mulheres em todo o mundo, principalmente no Brasil; e ao combate ao câncer de laringe, faringe e pulmão e outras doenças respiratórias, ambas campanhas gerenciadas pelo Ministério da Saúde.





Sim, no universo do RPG, não podemos esquecer, existe um jogo intitulado como "The Crypt of the Smoke Dragon" (1999), da linha de games do Dungeons & Dragons.






Fonte:

http://www.rpg.wiki.br/index.php/Dragões_(Paradoxos)

http://www.livrariamelhoramentos.com.br

http://www.pen-paper.net/rpgdb.php?op=showbook&bookid=4352

Nenhum comentário:

Postar um comentário