sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Os Dragões de Faerûn



Faerûn é um dos continentes de "Forgotten Realms", que se encontra na parte ocidental de uma região continental chamada de "Eurasia", um super-continente formado pela união da Europa e a Ásia. Ela também é habitada por criaturas não-humanas de diferentes raças como anões, gnomos, halflings, elfos, goblins, orcs, homens-lagarto, ogros, gigantes e dragões. Assim como o Planeta Abeil-Toril, o continente Faerûn também foi criado por Lorde Ao.

Comparativamente, Faerûn é semelhante econômica e tecnologicamenta à nossa Europa Ocidental, na época da Idade Média. No entanto, era é formada pelas seguintes regiões: Kara-Tur, Zakhara, Al-Qadim, Mar Sem Fim e as regiões subterrâneas, lugares propícios para os covis dos dragões, além de fazer fronteira com outras regiões como Pelvuria, Reghed, Grande Mar.

Essa região é marcada pela presença da pólvora ou pó de fumaça, embora não seja usada para a confecção de armamentos, já que as armas utilizadas ainda retratem o cenário medieval e selvagem-tribal (espadas, lanças, arcos e flechas, dentre outros); como também, a realização de práticas mágicas, baseadas em magias divinas e arcanas, representada pela luta maniqueísta entre o bem e o mal.

Durante séculos, os dragões dominaram essa região, sobretudo entre o Mar Interno e a Costa da Espada. Os dragões de Faerûn se organizaram para combater o "Culto do Dragão", uma irmandade mágica que é contrária aos dragões, buscando escravizá-los e utilizá-los de acordo com os seus interesses de conquista de poder e de territórios.

Porém, foi no "Ano do Dragão Ladino" em 1373 (CV), um evento dragônico que aconteceu apenas uma vez durante milhares de anos, que os dragões de Faerûn se manifestaram por todo o continente. Segundo o "Guia dos Mochileiros de Faerûn e Arda" (2006), alguns dragões desse continente são: "Aerosclughpalar, Arveiaturace, Kalaughra, Felgolos, Miirym, Baleful Gaze of the King-Killer Star, Counerbreathe, Claugiyliamatar, Galadaeros, Saryndalaghlothtor, Nurvureem, Palarandusk, Narthelig, Tchazzar, Voaraghamanthar, Daurothoth, Felldrake, Redspawn Birther, Mercury,Abishai, Hoard Haunter, Blackspawn corrupter, Bluespawn Stoneglider, mean and Green, Steel, Ice Claw, Wingbind, Camel Clutch, The Cat and the Canary, dentre outros".



(Aerosclughpalar, Arveiaturace, Kalaughra, Felgolos)




( Miirym, Baleful Gaze of the King-Killer Star, Counerbreathe, Claugiyliamatar)




(Galadaeros, Saryndalaghlothtor, Nurvureem, Palarandusk)




(Narthelig, Tchazzar, Voaraghamanthar, Daurothoth)




(Felldrake, Redspawn Birther, Mercury, Abishai)




(Hoard Haunter, Steel, Blackspawn corrupter, Bluespawn Stoneglider, mean and Green)




(Ice Claw, Wingbind, Camel Clutch, The Cat and the Canary)



De acordo com a RPG D&D (13/03/2009), "Amostras da 4ª edição: Dragões Famosos",os dragões mais famosos de Faerûn são: "Daurgothoth¹, Hoondarrh², Mornauguth³, Olothontor(4) e Voaraghamanthar(5)".




____________________________________

1. Daurgothoth, "A Perdição à Espreita": Esse dragão negro macho abraçou o caminho da morte-vida, e aterroriza o mundo como um dracolich. Este grande dragão possui um covil não muito longe de Águas Profundas, e através de subornos e ameaças de morte, "emprega" vários agentes para comprar ou roubar itens interessantes na Cidade dos Esplendores para continuar acrescentando ao seu tesouro. (RedeRPG)

2. Hoondarrh, "A Fúria Vermelha de Mintarn":Esse dragão vermelho ancião mantém diversos covis. O seu principal fica na ilha de Skadaurak e é um vasto complexo de salas subterrâneas de acesso fácil para um dragão voador. O dragão tem um trato com o povo de Mintarn; em retorno por um tributo anual, Hoondarrh não destrói Mintarn, e algumas vezes, até a protege. (RedeRPG)

3. Mornauguth, "O Dragão da Ravina": Essa dragão verde adulta habita a Floresta da Névoa numa área de ravinas cheias de árvores derrubadas e de mata densa. Os rumores dizem que Mornauguth é uma humana transformada, presa na forma de um dragão verde por uma maldição. Anteriormente, era uma sacerdotisa de Shar, mas finalmente recebeu a retribuição por suas ambições irresponsáveis. (RedeRPG)

4. Olothontor, "O Ancião Menestrel": Esse velho dragão azul habita uma região não muito longe de Waterdeep. Acima de tudo, Olothontor ama a música. Os rumores dizem que ele fornece presentes extravagantes para bardos cujas músicas o agradem. Intrusos que infiltrarem em seu covil e cantem ou toquem uma canção não serão atacados, desde que eles forneçam boa música e em grande quantidade. (RedeRPG)

5. Voaraghamanthar, "A Morte Negra": Esse velho dragão negro aprendeu um pouco sobre feitiçaria. Ele habita no Lago dos Homens Mortos, um pântano de água salgada. Os rumores dizem que ele é capaz de estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas na verdade, Voaraghamanthar e seu irmão de ninho, Waervaerendor, enganam os incrédulos interpretando um ao outro como a necessidade ditar. Ninguém suspeita que o veloz fantasma negro de garras e presas que ataca de qualquer lugar, que vive no pântano negro sob águas que escondem o corpo das vítimas que logo serão refeição, seja na verdade uma dupla. (RedeRPG)




Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forgotten_Realms

http://www.ultimosdiasdegloria.com

http://faerun.blog.com

http://www.rederpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário