domingo, 12 de julho de 2009

A Deusa Benten e o Dragão




Na mitologia em geral, é muito comum deusas se casarem com dragões. Foi assim com a Deusa Cibele, Deusa da Terra e da Lua, e também com a Deusa Benten¹, a Deusa das Águas e do Mar. Tal deusa nipônica é a padroeira das gueixas, dos dançarinos e músicos.

Conta a lenda que, a relação entre a Deusa Benten e o Dragão foi iniciada na região do lago Biwa:


"Há muitos e muitos anos existia um feroz Dragão morando no lago Biwa, situada na costa oeste do Japão. O povo dizia que ali morava um enorme monstro devorador de carne macia e de crianças. Quando chegava a estação das flores, ele saía de seu esconderijo e subia até a superfície, onde as crianças de todas as idades brincavam na areia e mergulhavam alegremente nas límpida água do lago.

As mães costumavam aconselhar a seus filhos que não se afastassem muito de outras crianças, senão poderiam ser engolidas pelo monstro. Contavam também que várias famílias já tinham chorado a perda de seus filhos por causa do impiedoso animal.

Certa ocasião, a Deusa Benten, patrona das artes e da eloqüência, passando pela região, ouviu várias lamúrias de pais desesperados, cujos filhos tinham desaparecido enquanto nadavam no lago. Benten prometeu resolver a situação. Apesar de não aprovar as ações violentas praticadas pelo Dragão, a Deusa tinha pena do monstro. Sabia que sua crueldade era fruto da solidão a que estava condenado aquele animal kármico.

Temido por todos devido sua aparência nada convencional, o Dragão foi obrigado a viver num escuro refúgio submarino, onde sequer um filete do carinhoso do raio solar, enviado por Amaterassu Omikami, a Deusa Sol, jamais chegou.

- "Como poderá ser bondoso se nunca conheceu a bondade?!!"

Questionava a Deusa Benten, lembrando que desde o início da civilização, sempre que os seres humanos viam um Dragão, logo queriam matá-lo ou fugiam apavorados, como quem viu a coisa mais horrorosa do mundo. Assim que percebeu que os humanos o odiavam passou a odiá-los também.

Certo dia as pessoas que estavam perto do lago ouviram uma música maravilhosa ao som de um biwa (instrumento de cordas, espécie de mandolina). Quando olharam para cima viram que a Deusa Benten sentada sobre uma pequena nuvem, servindo-se dela como um veículo voador, desceu do céu em direção à água. Quase tocando na superfície sobrevoou a água do lago e parou num determinado lugar, onde supostamente ficava a gruta do Dragão. Com sua voz melodiosa cantou uma bela canção enquanto tocava seu biwa de maneira genial.

Não tardou muito a água ficou escura e agitada como se estivesse em ebulição. E de dentro dela surgiu a temida figura do Dragão que com sua enorme boca aberta foi em direção da Deusa. Benten não esboçou nenhum gesto de medo e sorriu fraternalmente. Aquele sorriso acalmou a água, que voltou a ser azul. Ao redor da deusa começaram a desabrochar uma infinidade de flores aquáticas, uma mais linda que a outra. Como se isso não bastasse, milhares de pássaros surgiram no céu, trazendo pétalas de flores no bico e deixaram cair como neve perfumada sobre a Deusa e o Dragão.

Surpreendido com tanta beleza num só dia, o Dragão ficou acabrunhado, aturdido, envergonhado e sem ação diante da linda divindade. A deusa aproximou-se sempre sorrindo e o surpreendeu com uma proposta:

- "Quer casar comigo?!!! Aposto que assim nunca mais sentirá solidão. Vou amá-lo muito e viveremos num paraíso. Vamos ter lindas crianças e você será muito feliz!!!"

O Dragão concordou, balançando a cabeça enquanto lágrimas de emoção caíam de seus olhos emocionados. Dizem que a partir daquele dia, as crianças passaram a brincar tranqüilamente no lago, que recebeu o nome de Biwa. O Dragão passou a ser chamado de Deus das Águas e do Mar e construiu um belo palácio submarino. Por isso muitas vezes Benten é chamada também de Deusa do Mar."


______________________

1. A Deusa Benten é uma dos 7 deuses da Sorte e da Fortuna japonesa. Ela simboliza a amabilidade e protege as artes e a beleza feminina e também está associada às águas do lago, do rio e do mar. A sua imagem é representa por uma mulher jovem com instrumento musical de cordas ou cavalgando sobre dragão marinho. Nos contos épicos japoneses muitos samurais lendários, deparam com Benten em momentos difíceis e dela recebem orientações. Possuir uma pintura ou estatueta dessa deusa garante saúde, beleza e desenvolve talentos artísticos. (Wikipédia)

Ela tem oito braços e têm em suas mãos uma espada, uma jóia, um arco, uma flecha, uma roda, e uma chave. Suas mãos restantes estão unidas em oração. Mas também pode ser representada com apenas dois braços tocando um alaúde. (Life dog)



Um comentário: